Chefe do GSI garante Planalto “seguro” para Lula trabalhar
"Sem dúvida, há segurança adequada", diz o ministro Marcos Antonio Amaro após varredura no Palácio do Planalto
O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Marcos Antonio Amaro, garantiu na noite desta quarta-feira, 13, que o Palácio do Planato está seguro após vistoria realizada em decorrência de explosões na Praça dos Três Poderes.
Está sendo completada a varredura, o palácio está em segurança, dispositivo de segurança reforçado. Não tem problema nenhum. Foi feito reforço do perímetro, foi feita varredura externa, está sendo feita varredura interna. Nada encontrado. Estamos em segurança, com certeza”.
Amaro afirmou que Lula (PT) pode voltar a despachar do Planalto nesta quinta-feira, 14, e que a decisão dependeria da agenda do petista: “Sem dúvida, há segurança adequada“.
Sem comentar oficialmente sobre a investigação, que não depende do GSI, Amaro disse ser “provável” que se trate de um ‘lobo solitário’.
STF e Câmara suspendem atividades
A Câmara dos Deputados, sob determinação do presidente Arthur Lira (PP), determinou a suspensão parcial das atividades legislativas até às 12h desta quinta-feira, 14, para uma varredura geral.
Lira, em nota, lamentou o ocorrido e condenou os atos de violência:
“A explosão de um carro em um estacionamento público próximo ao Anexo IV da Câmara dos Deputados deve ser apurada com a urgência necessária para esclarecimento de todas as suas causas e circunstâncias.
Por determinação do presidente-em-exercício da Mesa, Deputado Sóstenes Cavalcante, os trabalhos do plenário foram suspensos temporariamente, por medida de segurança, para garantir a integridade dos parlamentares e dos servidores da Casa. Em seguida, a sessão foi encerrada.”
O Supremo Tribunal Federal (STF) também decidiu suspender o expediente:
“Os prédios do Supremo Tribunal Federal passarão por uma varredura completa para verificação de eventuais artefatos na madrugada e manhã desta quinta-feira (14). O expediente foi suspenso até o meio-dia em todos os prédios, e a situação será reavaliada ao longo da manhã”, informou a Corte.
Polícia Civil identifica homem morto
A Polícia Civil do Distrito Federal confirmou, na madrugada desta quinta-feira, 14, que o proprietário de um veículo que explodiu nas proximidades da Câmara dos Deputados é a mesma pessoa encontrada morta na Praça dos Três Poderes.
Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, é conhecido nas redes sociais como Tiü França. Luiz foi candidato a vereador em sua cidade natal, Rio do Sul, em Santa Catarina, durante as eleições municipais de 2020. Ele obteve 98 votos.
Leia mais: “Polícia Civil do DF identifica homem encontrado morto na Praça dos Três Poderes“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)