Celso de Mello receberá prêmio por defesa da liberdade de imprensa
A Associação Nacional de Jornais escolheu o ministro Celso de Mello para receber, neste ano, o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa...
A Associação Nacional de Jornais escolheu o ministro Celso de Mello para receber, neste ano, o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa.
Para a entidade, os votos do ministro, em seus 30 anos no STF, em defesa das liberdades de imprensa e de expressão têm se tornado essenciais à preservação do Estado Democrático de Direito.
Em abril, Celso de Mello condenou com veemência a censura imposta por Alexandre de Moraes à Crusoé e a O Antagonista, pela reportagem “O amigo do amigo do meu pai” —— uma referência de Marcelo Odebrecht a Dias Toffoli.
“O Estado não tem poder algum para interditar a livre circulação de ideias ou o livre exercício da liberdade constitucional de manifestação do pensamento ou de restringir e de inviabilizar o direito fundamental do jornalista de informar, de pesquisar, de investigar, de criticar e de relatar fatos e eventos de interesse público, ainda que do relato jornalístico possa resultar a exposição de altas figuras da República”, escreveu o ministro à época.
No mesmo dia, Moraes revogou a censura.
CELSO DE MELLO: “CENSURA JUDICIAL CONSTITUI VERDADEIRA PERVERSÃO DA ÉTICA DO DIREITO”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)