Castro sugere comissão mista no Congresso para combater as narcomilícias
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entregou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira, 25, cinco propostas para intensificar o combate às milícias e narcomilícias em todo o país. Ele se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e posteriormente com o presidente da Câmara...
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entregou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira, 25, cinco propostas para intensificar o combate às milícias e narcomilícias em todo o país. Ele se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e posteriormente com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Além das medidas, sugeriu a formação de uma Comissão Mista para acelerar os debates.
As sugestões incluem o término da progressão de pena para criminosos armados, os envolvidos com lavagem de dinheiro e aqueles que atuam em serviços concessionados. O documento também propõe tarifa social para áreas concessionadas e criação de Gabinetes Estaduais contra a lavagem de dinheiro.
“O endurecimento das penas é fundamental para que possamos realmente desencorajar esses criminosos a cometerem crimes que nós consideramos terrorismo. Queimar ônibus, gerar terror na população é terrorismo”, declarou Castro. Ele manifestou disposição para, junto da bancada fluminense, buscar apoio de parlamentares de outros estados.
O governador ainda salientou o trabalho conjunto com o governo federal. Anunciou, por intermédio do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, a formação do Gabinete Integrado de Lavagem de Dinheiro. Esse gabinete contará com membros do ministério, Senasp, Coaf, Polícia Civil do Rio e Fazenda Estadual.
“A atuação conjunta desses órgãos nos possibilitará saber de verdade quem está lavando dinheiro para o tráfico de drogas e para a milícia”, afirmou Castro.
Quanto à criação dos Gabinetes Estaduais, Castro frisou: “É fundamental para que a gente não tenha descontinuidade das investigações e esses inquéritos virem processos que levem à prisão”.
Pedidos de reforço federal nas fronteiras
Em encontro com o ministro da Defesa, José Múcio, Castro reforçou um pedido anterior do presidente Lula para que as Forças Armadas ajudem a barrar a entrada de armas e drogas no estado, envolvendo a Marinha e a Aeronáutica em pontos estratégicos.
“A reunião foi muito proveitosa, e o ministro afirmou que o governo federal está se dedicando para atender aos nossos pedidos. A integração das forças estaduais e federais será fundamental. Estamos construindo os pleitos juntos”, ressaltou o governador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)