Candidato à reeleição, Castro concede 150% de gratificação a PMs e bombeiros
Pré-candidato à reeleição, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (foto), do PL, publicou um decreto nesta terça (11) que concede uma gratificação correspondente a 150%...
Pré-candidato à reeleição, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (foto), do PL, publicou um decreto nesta terça (11) que concede a bombeiros e policiais militares uma gratificação correspondente a 150% do soldo já na folha salarial de janeiro, que será paga no próximo mês.
A decisão foi tomada após uma disputa política com parte dos deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Castro chegou a vetar trechos do projeto de lei que reajustaria a Gratificação de Regime Especial de Trabalho (Gret) dos praças do Corpo de Bombeiros e militares em dois anos. A medida terá um impacto de R$ 278,4 milhões aos cofres públicos, segundo a Casa Civil.
O valor atual da gratificação dos praças é de 122,50%. A proposta original da Alerj previa um aumento escalonado, de 135%, a partir deste ano, e de 150%, a partir de 2023. Pelo texto apresentado pelo governo estadual para vetar a proposta da Assembleia, o escalonamento passaria a ser de cinco anos.
O anúncio de aumento imediato de 150% no valor da gratificação, feito por Castro nas redes sociais, foi visto como uma ação política para atrair votos no ano eleitoral.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)