Casa Branca reúne aliados para enfrentar ascensão da China
Joe Biden promoveu nesta sexta-feira (24) na Casa Branca a primeira reunião presencial de chefes de Estado do grupo Quad, o Diálogo de Segurança Quadrilateral, composto por EUA, Índia, Japão e Austrália com o objetivo de se contrapor à influência da China...
Joe Biden promoveu nesta sexta-feira (24) na Casa Branca a primeira reunião presencial de chefes de Estado do grupo Quad, o Diálogo de Segurança Quadrilateral, composto por EUA, Índia, Japão e Austrália com o objetivo de se contrapor à influência da China.
O encontro ocorreu nove dias depois da assinatura do pacto de segurança AUKUS, firmado com Austrália e Reino Unido para permitir que os australianos construam submarinos nucleares —o acordo, outra iniciativa para conter os chineses, gerou um problema diplomático com a França.
Na abertura do encontro de hoje, ao lado de Biden, Narendra Modi (Índia) e Yoshihide Suga (Japão), o premiê australiano, Scott Morrison, afirmou que os países do Quad estão “juntos no Indo-Pacífico, uma região que queremos ver livre de coerção, com direitos soberanos de nações respeitados e onde disputas são resolvidas pacificamente”.
Pequim respondeu no seu habitual estilo “bateu, levou”: “Uma camarilha fechada e exclusiva visando outros países vai contra a tendência do nosso tempo e as aspirações dos países da região. Ela não encontrará apoio e está condenada ao fracasso”, declarou Zhao Lijian, porta-voz da Chancelaria chinesa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)