Carnaval de Pernambuco terá reforço na segurança com câmeras corporais e reconhecimento facial
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, anunciou nesta sexta-feira que todos os comandantes de patrulhas da Polícia Militar empregados no Carnaval deste ano terão câmeras corporais instaladas em seus uniformes...
![Carnaval de Pernambuco terá reforço na segurança com câmeras corporais e reconhecimento facial](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/01/Captura-de-tela-2024-01-26-174942-1024x536.png)
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, anunciou nesta sexta-feira que todos os comandantes de patrulhas da Polícia Militar empregados no Carnaval deste ano terão câmeras corporais instaladas em seus uniformes.
De acordo com o secretário, além das câmeras, os pontos de acesso ao Bairro do Recife contarão com tecnologia de reconhecimento facial para melhor garantir a segurança dos foliões.
As câmeras corporais e o reconhecimento facial em ação
“Elas [as câmeras corporais] serão utilizadas em cada patrulha que estiver no carnaval, nas prévias, a câmera com o comandante da patrulha. Além disso, nós faremos o fechamento do Recife garantido. São quatro pontes, uma delas, que é a Giratória, está fechada. Então, nas três pontes, nós teremos acesso das pessoas com reconhecimento facial, cruzando aqueles dados com o Banco Nacional de Mandados de Prisão”, disse o secretário.
As câmeras foram adquiridas pelo governo em 2023, porém, não são suficientes para equipar toda a tropa. No entanto, o uso de tal ferramenta já representa um grande avanço para manutenção da segurança no período de festividades carnavalescas.
Outras ações para garantir a segurança no carnaval
Outra novidade que foi anunciada é a realização de uma nova licitação para o retorno do videomonitoramento no estado. Esta ação ocorre após o desligamento das câmeras, determinado pelo Tribunal de Contas do Estado em fevereiro de 2023, e a previsão é que o serviço seja retomado em abril.
O G1, veículo de comunicação local, também solicitou à Secretaria de Defesa Social mais detalhes sobre o uso da tecnologia de reconhecimento facial no Bairro do Recife e a quantidade exata de patrulhas que receberão as câmeras corporais. Entretanto, até o momento, as perguntas seguem sem resposta.
Mudança de comando na Polícia Militar e Civil de Pernambuco
Além das mudanças para o Carnaval, o estado também passou por alterações na chefia de suas forças de segurança. O coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros assumiu o comando geral da Polícia Militar no lugar do coronel Tibério César dos Santos. Já na Polícia Civil, a chefia agora é ocupada pelo delegado Renato Márcio Rocha Leite, substituindo a delegada Simone Aguiar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)