Câmeras gravaram 7 das 16 mortes em Guarujá e Santos, diz TV
Câmeras de segurança registraram pelo menos 7 das 16 mortes causadas por policiais durante a Operação Escudo em Guarujá e Santos, no...
Câmeras de segurança registraram pelo menos 7 das 16 mortes causadas por policiais durante a Operação Escudo em Guarujá e Santos, no litoral de São Paulo.
A informação é da CNN Brasil.
Dos 9 casos restantes, sete envolvem agentes que não eram obrigados a usar câmeras em suas fardas. Trata-se de um coordenador da Rota, de tropas do 3º Batalhão de Choque e de forças de batalhões do interior e de Santos.
Dois episódios, que envolvem a Rota e o 15º Batalhão de Choque, seguem sob apuração. As autoridades acreditam que as mortes nesses casos não foram registradas por sobrecarga das câmeras.
A Operação Escudo está em atividade desde 28 de julho e deve durar por pelo menos um mês.
Ela é resposta à morte do soldado Patrick Bastos Reis, da Rota, a tropa de choque da PM que opera principalmente na região metropolitana de São Paulo.
Reis morreu baleado durante patrulhamento na comunidade Vila Zilda, no Guarujá, no dia anterior.
O principal suspeito é Erickson David da Silva, conhecido como “Sniper do Tráfico” pela sua função no crime organizado local. Ele foi preso em 30 de julho.
Da Silva disse à polícia que ele matou Reis enquanto fazia guarda para um traficante e que teria confundido a viatura da Rota com a do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), o equivalente à Rota no interior e litoral de São Paulo.
Ele também gravou vídeo pedindo ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que pare de “fazer a matança”.
Tarcísio passou pelo Guarujá e afirmou não haver “excessos” nas abordagens da PM no Guarujá.
“A gente não deseja o confronto de jeito nenhum. Tanto é que tivemos 10 prisões. Aqueles que resolveram se entregar à polícia foram presos”, disse Tarcísio.
Já o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), questionou a informação da ouvidoria da PM.
“A própria Ouvidoria, eu ouvi declarações que querem apurar 10 mortes, nem são 10 mortes […] Eu não sei de onde vem essa informação”, disse Derrite.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)