“Garantir a integridade”, diz Lira após suspender atividades da Câmara
Presidente da Câmara, Arthur Lira, definiu suspensão das atividades parlamentares até o meio-dia desta quinta-feira, 14
A Câmara dos Deputados informou na noite desta quarta-feira, 12, que suspenderá as atividades até o meio-dia desta quinta-feira, 13, atendendo a um pedido da vice-governadora, Celina Leão, para que os presidentes da Câmara e do Senado autorizassem o isolamento da área, após duas explosões próximas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e no Anexo IV da Câmara.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), decidiu suspender as atividades legislativas e administrativas da Casa incluindo sessões plenárias, reuniões de comissões e eventos agendados.Ele determinou também uma avaliação completa para restabelecer a segurança e funcionalidade das instalações.
Lira, em nota, lamentou o ocorrido e condenou os atos de violência:
“A explosão de um carro em um estacionamento público próximo ao Anexo IV da Câmara dos Deputados deve ser apurada com a urgência necessária para esclarecimento de todas as suas causas e circunstâncias.
Por determinação do presidente-em-exercício da Mesa, Deputado Sóstenes Cavalcante, os trabalhos do plenário foram suspensos temporariamente, por medida de segurança, para garantir a integridade dos parlamentares e dos servidores da Casa. Em seguida, a sessão foi encerrada.
Reafirmo, veementemente, meu total repúdio a qualquer ato de violência.”
Como mostramos mais cedo, na noite desta quarta-feira, 13, pelo menos duas explosões foram ouvidas nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF). A PF instaurou inquérito para apurar as causas do episódio. Uma das principais hipóteses é a possibilidade de crime de terrorismo.
As explosões ocorreram na área em frente ao STF, e também no estacionamento do anexo 4 da Câmara dos Deputados. O intervalo entre as explosões teria sido de apenas 20 segundos. Na área do anexo 4 da Câmara, um carro foi incendiado.
Segundo as primeiras informações, o proprietário do veículo incendiado é Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Ele é conhecido nas redes sociais como Tiü França. Luiz foi candidato a vereador em sua cidade natal, Rio do Sul, em Santa Catarina, durante as eleições municipais de 2020. Ele obteve 98 votos naquele pleito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)