Câmara aprova MP com pacote de benefícios a caminhoneiros
O plenário da Câmara aprovou, há pouco, o texto-base da Medida Provisória (MP) 1.112, que institui o Renovar, programa que tem como objetivo renovar as frotas de caminhões e ônibus do país. A matéria vai ao Senado, onde precisa ser aprovada até o próximo dia 11 de agosto...
O plenário da Câmara aprovou, há pouco, o texto-base da Medida Provisória (MP) 1.112, que institui o Renovar, programa que tem como objetivo renovar as frotas de caminhões e ônibus do país. A matéria vai ao Senado, onde precisa ser aprovada até o próximo dia 11 de agosto.
Foram 297 votos a favor e 116 contra.
O Renovar agrega iniciativas e ações para a retirada progressiva de veículos em fim de vida útil, por meio de incentivos fiscais.
A oposição criticou a MP durante a votação devido à fonte dos recursos dos incentivos serem provenientes da Ciência e Tecnologia. Pela lei atual, são destinados de 0,5 a 1% da receita bruta da produção de óleo e gás para projetos de pesquisa e desenvolvimento. A MP possibilita às empresas aplicar tais recursos, sem limites, para a atividade o desmonte como sucata dos veículos pesados em fim de vida útil.
O Novo também se colocou contrário ao texto, afirmando que o Estado não tem que intervir em setores específicos. “MP eleitoreira, que agrada uma base de Jair Bolsonaro”, disse Tiago Mitraud (Novo-MG).
A MP faz novos afagos aos caminhoneiros, que compõem uma fatia do eleitorado de Jair Bolsonaro. Eles já foram atendidos, na PEC kamikaze, com o voucher de R$ 1.000 para o diesel, devido à alta dos preços dos combustíveis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)