Caixas-pretas de avião que caiu em SP estão com o Cenipa
Os equipamentos com os dados e gravações da aeronave serão analisados em Brasília, 61 pessoas morreram no acidente
Os especialistas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) conseguiram localizar e recuperar as caixas-pretas da aeronave que caiu, nesta sexta-feira, 9, na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. Os dispositivos, conhecidos como Cockpit Voice Recorder (CVR) e Flight Data Recorder (FDR), serão enviados para Brasília, onde passarão por análises.
O CVR registra todas as conversas dos pilotos, bem como os sons no interior da cabine, enquanto o FDR armazena dados técnicos vitais, como a velocidade da aeronave, ângulo de inclinação, e se os flaps ou o trem de pouso estavam acionados no momento da queda.
“Esses gravadores são fundamentais para que possamos reconstruir a sequência de eventos que levou ao acidente“, explicou Moreno. “Nosso objetivo é compreender o que aconteceu para melhorar a segurança do transporte aéreo e prevenir futuros acidentes.“
Análise das caixas-pretas do avião
Embora o Cenipa esteja comprometido em realizar a análise com a maior rapidez possível, Moreno destacou que a qualidade dos dados dependerá do estado de conservação dos gravadores. Ele ressaltou que, em muitos casos, mesmo gravadores danificados podem ter suas informações recuperadas, mas cada situação apresenta seus próprios desafios.
“Se os gravadores estiverem muito danificados, pode ser necessário enviá-los ao fabricante, que fica nos Estados Unidos. A prioridade é descobrir o que ocorreu, mas ainda não podemos precisar quanto tempo isso levará“, afirmou o brigadeiro.
Atualmente, há apenas dois laboratórios no Hemisfério Sul com a capacidade técnica de analisar as chamadas “caixas-pretas”: um na Austrália e outro no Cenipa, em Brasília.
Primeira fase da investigação
O Cenipa ainda não divulgou hipóteses sobre o que teria provocado o acidente. Segundo Moreno, todos os aspectos do voo, desde as condições meteorológicas até as comunicações com o controle aéreo, serão minuciosamente analisados.
“Nossa investigação é abrangente e considera fatores humanos, operacionais e materiais. Coletamos todas as informações possíveis nesta fase inicial, para depois proceder à análise detalhada dos dados“, detalhou.
Gabinete de crise
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que o governo paulista organizou um gabinete de crise em Vinhedo para coordenar os trabalhos.
O grupo é formado por representantes das forças de segurança e salvamento, além de integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do governo do Paraná. Os governadores Tarcísio de Freitas (SP) e Ratinho Júnior (PR), que estavam no encontro do Cosud no Espírito Santo, voltaram a seus estados depois do acidente,
“É o momento de mais absoluta tristeza. Já estamos iniciando o trabalho de perícia, mas vamos respeitar ao máximo a dor dos familiares”, decalrou Derrite, segundo o Estadão.
Sem comunicação de emergência
Em nota divulgada às 17h17 —antes, portanto, de a Voepass confirmar que 61 pessoas morreram no acidente—, a FAB informou que o voo ocorria “dentro da normalidade” até as 13h20. Um minuto depois, a aeronave deixou de responder às chamadas do controle de aproximação de Guarulhos.
Mais tarde, em entrevista coletiva, o chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Marcelo Moreno, confirmou a nota da FAB: “O que temos até agora é que não houve informações da aeronave sobre uma possível emergência”.
Leia abaixo a íntegra da nota da FAB:
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que, em relação a ocorrência registrada em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (09/08), a aeronave de matrícula PS-VPB, da companhia VoePass, com 62 pessoas a bordo saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP).
O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22.
O DECEA informa, ainda, que o SALVAERO foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.
CENIPA fará Ação Inicial
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão no local para realizar a Ação Inicial da ocorrência.”
Veja a lista dos passageiros e tripulantes
- ROSANGELA SOUZA
- ELIANE ANDRADE FREIRE
- LUCIANI CAVALCANTI
- JOSE FER
- DENILDA ACORDI
- MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
- JOSE CLOVES ARRUDA
- NELVIO JOSE HUBNER
- GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
- RONALDO CAVALIERE
- SILVIA CRISTINA OSAKI
- WLISSES OLIVEIRA
- HIALES CARPINE FODRA
- DANIELA SCHULZ FODRA
- REGICLAUDIO FREITAS
- SIMONE MIRIAN RIZENTAL
- JOSGLEIDYS GONZALEZ
- MARIA PARRA
- IOSLAN PEREZ
- MAURO BEDIN
- ROSANGELA MARIA DEOLIVEIRA
- ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
- KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
- MAURO SGUARIZI
- LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
- MARIA VALDETE BARTNIK
- RENATO BARTNIK
- HADASSA MARIA DA SILVA
- RAPHAEL BOHNE
- RENATO LIMA
- RAFAEL ALVES
- LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
- ADRIELLE COSTA
- LAIANA VASATTA
- ANA CAROLINE REDIVO
- JOSE CARLOS COPETTI
- ANDRE MICHEL
- SARAH SELLALANGER
- EDILSON HOBOLD
- RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
- LIZIBBA DOS SANTOS
- PAULO ALVES
- PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO
- ROSANA SANTOS XAVIER
- THIAGO ALMEIDA PAULA
- ADRIANA SANTOS
- DEONIR SECCO
- ALIPIO SANTOS NETO
- RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
- ADRIANO DALUCA BUENO
- MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
- DIOGO AVILA
- LUCIANO TRINDADE ALVES
- ISABELLA SANTANA POZZUOLI
- TIAGO AZEVEDO
- MARIANA BELIM
- ARIANNE RISSO
- DEBORA SOPER AVILA (tripulante)
- RUBIA SILVA DE LIMA (tripulante)
- HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA (tripulante)
- DANILO SANTOS ROMANO (tripulante)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)