CadÚnico: Governo Federal intensifica fiscalização
Governo Federal confirma averiguação de CadÚnico para exclusão de cadastros irregulares
O governo federal anunciou que realizará uma averiguação dos cadastros no CadÚnico (Cadastro Único de Programas do Governo Federal) para excluir aqueles que não cumprem mais as regras para acessar os benefícios. Por meio do Cadastro Único, as famílias de baixa renda conseguem se inscrever e ter acesso a ao menos 30 programas sociais do governo federal, além de ações promovidas pelo governo estadual e municipal.
Ao se inscrever no CadÚnico, o representante da família deve informar como o grupo vive, incluindo quantas pessoas moram na mesma casa, qual é a renda mensal, qual a origem dessa renda e onde é gasto o dinheiro. A partir dessas informações, o governo seleciona quais famílias estão aptas para receber ajuda financeira ou social.
Caso dos Cadastros Irregulares
A inscrição no CadÚnico pode se tornar irregular devido a diversas situações, como estar desatualizado há mais de dois anos, não informar alteração de dados familiares, aumento da renda familiar acima do permitido pelo cadastro ou presença de informações ou documentos falsos na inscrição. A punição, nesse caso, é o bloqueio do pagamento de benefícios que o cidadão atualmente recebe. Além disso, a família que estiver irregular no benefício que recebe também terá problemas para recebê-lo.
Fiscalização e Cruzamento de Dados dos Cadastros
O governo federal está fiscalizando a plataforma do CadÚnico desde o último ano, após suspeita de fraudes levantada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os dados do representante da família e de seus dependentes são cruzados com bases de dados de outros órgãos governamentais, como Receita Federal, MEC, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, eSocial, Simples Nacional, cadastro de óbitos e outros.
As famílias que mentiram ao se inscrever no CadÚnico, aquelas que já não atendem aos programas sociais que inicialmente tinham direito, e as que estão com os dados desatualizados estão sendo retiradas da plataforma.
Atualização de Dados para Evitar Exclusão
Para prevenir a exclusão do sistema, os inscritos devem atualizar seus dados, caso haja mudanças nas informações pessoais e de renda. Essa atualização é necessária somente em caso de alterações que não foram informadas ao CadÚnico. Caso esteja tudo correto e as condições para receber os benefícios tenham sido mantidas, não há necessidade de atualização. Para atualizar os dados, o representante da família deve ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, solicitar a atualização de dados do Cadastro Único, levar documentação necessária, responder ao questionário socioeconômico e confirmar as informações.
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