Cadastro Positivo: o que é e os efeitos de estar inscrito
Você sabe o que é o Cadastro Positivo? Pois bem, ele é a nova tendência do mercado financeiro que muda a forma de lidar com a...
Você sabe o que é o Cadastro Positivo? Pois bem, ele é a nova tendência do mercado financeiro que muda a forma de lidar com a aprovação de crédito e benefícios para cidadãos brasileiros.
Agora, o histórico financeiro dos clientes passa a ser considerado mais do que o simples fato de estar com o nome limpo ou sujo.
O que é o Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo é uma espécie de banco de dados que armazena o histórico financeiro de um indivíduo, registrando todas suas compras, pagamentos, atrasos e até mesmo inadimplências.
Sendo um excelente contribuinte, ou seja, pagando pontualmente suas contas e não contraindo dívidas, o Cadastro Positivo pode oferecer uma série de benefícios, principalmente relacionados ao acesso ao crédito.
Como funciona o Cadastro Positivo?
Inicialmente, o Cadastro Positivo era uma opção, onde o consumidor poderia autorizar a consulta de suas informações.
Com a Lei 12.414 de 2020, é feito um cadastro automático e involuntário de todos os brasileiros com um CPF.
Apesar da inclusão automática, o indivíduo tem a opção de solicitar a retirada do seu nome do cadastro.
Principais empresas de Cadastro Positivo
Entre as principais empresas responsáveis pelo gerenciamento desses dados financeiros estão:
Cada uma dessas empresas exige um cadastro, que dá acesso ao histórico financeiro do cliente.
O acesso as informações do cadastro será o mesmo, independente da empresa escolhida.
Vantagens e desvantagens
Se por um lado o Cadastro Positivo pode facilitar o acesso ao crédito, existe também um lado negativo nessa história.
Um exemplo é o fato de que as informações negativas, como a inadimplência, permanecem no banco de dados por 15 anos, independentemente de ter passado o período de restrição, que é de cinco anos.
Um incentivo para o futuro?
Tendo tudo em vista, percebe-se que o Cadastro Positivo é uma ótima ferramenta para conhecer a fundo a vida financeira de cada pessoa e, assim, favorecer àqueles que são bons pagadores, oferecendo condições melhores para transações financeiras.
O sistema é defendido como um incentivo à responsabilidade financeira, impulsionando o cliente a manter suas contas em dia e aumentar seu score de crédito.
Informações Importantes
As instituições financeiras não são obrigadas a oferecer condições vantajosas apenas com base no Cadastro Positivo, já que esta orientação não está explícita na lei.
É preciso ter uma boa gestão financeira e a responsabilidade na hora de adquirir compromissos financeiros, para garantir um bom histórico e acesso a melhores condições de crédito.
Fonte: Portal Mobills
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)