Brasília segue coberta pela fumaça dos incêndios do Sudeste
A fumaça levou a capital ao quarto lugar entre as cidades mais poluídas do Brasil
Pelo segundo dia consecutivo, Brasília amanheceu nesta segunda-feira, 26, coberta pela fumaça dos incêndios provenientes de outras regiões do país. A capital federal está sem chuvas há pelo menos 120 dias.
O cenário visto em Brasília é uma junção do acúmulo de fumaça produzida pelas queimadas no estado de São Paulo e a seca que, tradicionalmente, ocorre na região do Cerrado nesta época do ano. A Defesa Civil do Distrito Federal mantém o nível de alerta na cor laranja.
A fumaça levou a capital ao quarto lugar entre as cidades mais poluídas do Brasil, segundo dados do site AQI, que verifica a qualidade do ar atmosférico em tempo real. A plataforma revelou que a qualidade do ar em Brasília, avaliada como “ruim”, ficou atrás apenas de Araraquara (SP), Jundiaí (SP) e Osasco (SP).
Além disso, a capital federal apresenta uma concentração de partículas de poeira 2,3 vezes acima do valor-limite indicado como saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os focos de incêndio têm batido recorde neste ano em regiões como a Amazônia, o Pantanal e o Sudeste. O problema se intensificou no interior de São Paulo nos últimos dias.
Segundo dados do governo do estado de São Paulo atualizados neste domingo, 21 cidades paulistas têm focos de incêndio ativo e 46 municípios estão em alerta máximo para o fogo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)