Brasil registra novo recorde de consumo de energia
Descubra como o recorde no consumo de energia no Brasil foi impulsionado pela onda de calor. ONS destaca picos históricos e previsões
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reportou no domingo (17), que a rede nacional de energia estabeleceu um novo recorde de consumo. Às 14h37 da sexta-feira (15), o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou um pico de demanda de 102.478 MW, a maior já vista na história. Além disso, a carga média do dia também foi a mais elevada até agora, chegando a 91.338 MWmed.
O Calor e o Consumo de Energia
Apesar de estar no final do verão, o calor no Brasil não está dando trégua. De acordo com o ONS, o aumento no consumo de energia foi influenciado pelas altas temperaturas, enquanto o país passa por mais uma onda de calor. “Desde novembro de 2023, o SIN vem registrando sucessivos recordes na demanda instantânea de carga, em função das ondas de calor”, afirmou o Operador Nacional em nota oficial.
Recordes Anteriores
Os recordes anteriores de consumo de energia foram registrados em 14 de novembro de 2023, com pico de 101.475 MW, e em 07 de fevereiro de 2024, com 101.860 MW. Segundo a previsão da Climatempo, a atual onda de calor deve persistir até o fim do verão, em 20 de março, fazendo com que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média.
Expectativas para a Demanda de Energia
O ONS projeta que entre os dias 16 e 22 de março, a demanda por energia elétrica no Brasil será 5,7% maior do que a mesma semana do ano anterior. Este aumento é mais uma prova de que o consumo de energia está diretamente relacionado com as variações climáticas, principalmente durante períodos de grande calor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)