Bots impulsionam ‘efeito manada’ para o 7 de Setembro
Os protestos contra o Supremo convocados por Jair Bolsonaro para o 7 de Setembro estão sendo impulsionados no Twitter por perfis automatizados. Eles criam o necessário "efeito manada", para aumentar o engajamento de pessoas comuns que se deixam influenciar pela militância...
Os protestos contra o Supremo convocados por Jair Bolsonaro para o 7 de Setembro estão sendo impulsionados no Twitter por perfis automatizados. Eles criam o necessário “efeito manada”, para aumentar o engajamento de pessoas comuns que se deixam influenciar pela militância.
O número de bots publicando hashtags em apoio às manifestações cresceu 14% nos últimos dias, segundo o projeto Pegabot, desenvolvido pelo ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio).
“O primeiro relatório do Pegabot identificou 2.295 contas com alta probabilidade de serem automatizadas entre os dias 12 e 20 de agosto. O levantamento seguinte mostrou que esse número cresceu para 2.621 bots entre 22 e 30 de agosto”, diz a Folha.
De acordo com o relatório mais recente, esses perfis automatizados defenderam as manifestações do dia 7 publicando 81 mil posts, o que representa 23% de todo o conteúdo analisado pelo Pegabot nesse período –aproximadamente 1 a cada 4 postagens.
“A existência de contas automatizadas não significa que não exista um movimento orgânico de apoio a essa hashtag. Mas as contas automatizadas, pelo movimento coordenado de postar repetidamente milhares de mensagens, fazem com que a rede seja mergulhada nesse tema, incentivando o movimento orgânico”, explica Thayane Guimarães, pesquisadora em Democracia e Tecnologia do ITS Rio. “Os bots dão a fagulha e mantêm a energia para a roda girar.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)