Bolsonaro sanciona BR do Mar, com veto a benefício fiscal para portos
O presidente Bolsonaro sancionou na sexta passada (7) o projeto de lei de estímulo à cabotagem, conhecido como "BR do Mar" - de autoria do governo. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial...
O presidente Bolsonaro sancionou na sexta passada (7) o projeto de lei de estímulo à cabotagem, conhecido como “BR do Mar” – de autoria do governo.
O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial.
O governo entregou o projeto ao Congresso em agosto de 2020. Foi aprovado em dezembro de 2020 pela Câmara, e em novembro de 2021 pelo Senado.
O objetivo do projeto, segundo o governo federal, é “aumentar a oferta da cabotagem, incentivar a concorrência, criar novas rotas e reduzir custos”.
Bolsonaro vetou o retorno do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto), que suspendia a cobrança de alguns impostos na compra de máquinas e equipamentos para os portos.
O presidente também vetou uma exigência de que a tripulação dos navios deveria ter pelo menos dois terços de brasileiros. Na mensagem sobre a sanção do projeto com vetos parciais, Bolsonaro escreveu que a a medida “geraria aumento dos custos para as embarcações, o que reduziria a atratividade para que um quantitativo maior de embarcações estrangeiras de baixo custo pudesse aderir ao Programa e operar no País”.
Leia mais:
Caminhoneiros fazem protesto no Porto de Santos contra BR do Mar
Bolsonaro tenta diminuir resistência de caminhoneiros à BR do Mar
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)