Bolsonaro é operado para desobstruir aderências no intestino, diz boletim
Equipe médica optou pela intervenção após exames confirmarem que quadro não havia regredido com medidas clínicas iniciais

Boletim médico divulgado neste domingo, 13, pelo Hospital DF Star, em Brasília, informou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido a uma cirurgia de laparotomia exploradora para tratar um quadro persistente de subobstrução intestinal. O procedimento visa liberar aderências no intestino e reconstruir a parede abdominal.
Bolsonaro foi transferido para a unidade na noite de sábado, 12, após apresentar dores intensas e distensão abdominal. Ele havia sido internado inicialmente no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), depois de passar mal durante um evento do PL no interior do estado.
De acordo com a equipe médica, a cirurgia começou às 8h30 e deve durar cerca de seis horas. A equipe optou pela intervenção após exames laboratoriais e de imagem confirmarem que o quadro não havia regredido com as medidas clínicas iniciais.
“Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz o boletim.
Esta é a sexta cirurgia relacionada às complicações da facada sofrida por Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018, em Juiz de Fora (MG). O procedimento é considerado padrão em situações de emergência, quando há necessidade de diagnóstico mais preciso ou intervenção imediata.
A transferência para Brasília foi decidida em conjunto pela família e o médico Cláudio Birolini, que acompanha Bolsonaro desde a madrugada de sábado, em Natal. O ex-presidente deixou o hospital potiguar por volta das 17h30, em uma UTI móvel, com o auxílio de sonda nasogástrica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fabio B
13.04.2025 14:20Desejo uma recuperação plena, com toda a saúde do mundo, para quando sair a condenação, cumprir a pena direitinho, em regime fechado, como manda o figurino. Nada de escapar por “motivo de saúde”. Força, guerreiro do povo brasileiro!
Pedro Boer
13.04.2025 14:12Que tenha uma boa recuperação