Bolsonaro desiste de Crivella e indica outro nome para embaixada na África do Sul
O presidente Jair Bolsonaro indicou o nome de Benedicto Fonseca Filho para ocupar o cargo de embaixador do Brasil na África do Sul. A recomendação, publicada no Diário Oficial da União neta quarta-feira (24), enterrou as chances de Marcelo Crivella (foto) de ser indicado ao cargo...
O presidente Jair Bolsonaro indicou o nome de Benedicto Fonseca Filho para ocupar o cargo de embaixador do Brasil na África do Sul. A recomendação, publicada no Diário Oficial da União neta quarta-feira (24), enterrou as chances de Marcelo Crivella (foto) de ser indicado ao cargo.
O ex-prefeito do Rio do Rio de Janeiro e ex-senador, atualmente fora da vida política, é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), de Edir Macedo. Crivella buscava o posto de embaixador em Pretória desde o ano passado – e Bolsonaro chegou a indicar o aliado político ao cargo.
No entanto, a consulta feita pelo Brasil ao governo sul-africano pelo nome acabou sem resposta por cinco meses pelo primeiro-ministro Cyril Ramaphosa, antes de a indicação ser retirada, em novembro do ano passado.
O temor era que Crivella misturasse os seus interesses do Estado brasileiro e da IURD enquanto estivesse investido do cargo de embaixador. Ele também responde a processos no Brasil, e chegou a ter seu passaporte apreendido.
Benedicto Fonseca Filho, o novo indicado para a vaga, é o primeiro embaixador negro brasileiro. Ele ocupa atualmente o consulado-geral do Brasil em Boston. O nome passará por sabatina e votação no Senado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)