14.06.2022
“Parabéns, ministro Fachin! Tremenda colaboração com o narcotráfico”, diz Bolsonaro
Jair Bolsonaro voltou a atacar nesta terça-feira (14) o ministro do STF Edson Fachin, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta vez, além do arsenal bolsonarista que busca ligar o ministro ao ex-presidente Lula, Bolsonaro tentou atrelá-lo à violência nos morros do Rio de Janeiro...
Jair Bolsonaro voltou a atacar nesta terça-feira (14) o ministro do STF Edson Fachin, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta vez, além do arsenal bolsonarista que busca ligar o ministro ao ex-presidente Lula, Bolsonaro tentou atrelá-lo à violência nos morros do Rio de Janeiro.
Para o presidente, os morros cariocas são “refúgios da bandidagem”, graças a uma decisão da Suprema Corte que só permite ações policiais em morros cariocas durante a pandemia em casos excepcionais, com prévio aviso ao Ministério Público. O caso foi relatado por Fachin.
“Nos morros do Rio, onde o Fachin disse que a polícia não pode entrar nem sobrevoar helicóptero, tá cheio de fuzil – virou o refúgio da bandidagem do Brasil todo”, disse Bolsonaro, omitindo o fato de que a decisão foi tomada pela maioria dos ministros e cobra atendimento às vítimas das operações pelo Estado, quando possível. “Parabéns, ministro Fachin! \Tremenda colaboração com o narcotráfico e com a bandidagem de maneira geral.”
No discurso, Bolsonaro ainda voltou a criticar a atuação do TSE visando as eleições de outubro. De improviso, Bolsonaro disse que as eleições são “questões de segurança nacional” e alegou que parte dos ministros da corte, ao “jogar fora das quatro linhas da Constituição”, estariam conspirando contra ele.
Bolsonaro falou durante a abertura do 5º Fórum de Investimentos Brasil, em uma agenda presidencial em São Paulo. Durante a tarde, Bolsonaro retorna para Brasília.
Assista: