Base aérea da FAB em Canoas será aberta para voos comerciais
A iniciativa visa facilitar o transporte de passageiros e mercadorias enquanto os aeroportos afetados pelas enchentes estão fechados
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai abrir a Base Aérea de Canoas, Rio Grande do Sul, para operações de voos comerciais. Essa medida é para amenizar o caos causado pelo fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e outros aeroportos comerciais no estado do Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas históricas que assolaram a região.
A iniciativa visa facilitar o transporte de passageiros e mercadorias enquanto os aeroportos afetados pelas enchentes se recuperam dos danos. Em uma ação conjunta entre a FAB e a companhia aérea Azul, um voo humanitário foi realizado nesta quarta-feira, 8, para transportar doações até a Base Aérea de Canoas.
O voo partiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com uma parada em Guarulhos para receber mais doações antes de chegar em Canoas às 15h10. Essa é apenas a primeira etapa da operação, que será ampliada na quinta-feira, 9, com a participação de outras quatro companhias aéreas. Os aviões continuarão transportando suprimentos para Canoas em voos programados para as 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.
Voos comerciais
Embora ainda não tenha sido anunciada uma data específica, está previsto que os voos comerciais com passageiros também serão retomados na Base Aérea de Canoas. Além disso, a FAB utilizará a base para transportar cidadãos gaúchos que estão em outras regiões e desejam retornar ao Rio Grande do Sul.
A Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, afirmou não haver previsão para a retomada das operações.
Os pousos e decolagens foram suspensos na sexta-feira, 3, em função dos alagamentos provocados pelas fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde 29 de abril.
“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um NOTAM (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações”, afirmou a concessionária.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)