Barroso rejeita pedido de Bolsonaro contra medidas de estados para conter Covid
Luís Roberto Barroso rejeitou nesta quarta-feira (23) pedido de Jair Bolsonaro contra medidas restritivas adotadas por Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte para tentar conter o avanço da Covid...
Luís Roberto Barroso rejeitou nesta quarta-feira (23) pedido de Jair Bolsonaro contra medidas restritivas adotadas por Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte para tentar conter o avanço da Covid.
“Diante do exposto e nos termos da jurisprudência amplamente consolidada no STF, indefiro a cautelar, por ausência da verossimilhança do direito alegado e grave periculum in mora inverso, consistente no risco de agravamento de contágio e morte, em razão da pandemia.”
Representado pela AGU, o presidente afirmou que as restrições violavam os “princípios democrático, do Estado de Direito, da legalidade e da proporcionalidade” e alegou “afronta aos direitos fundamentais ao trabalho, à livre iniciativa e à subsistência”.
Em sua decisão, o ministro do STF argumentou que as medidas estaduais estão de acordo com a jurisprudência do Supremo, segundo a qual União, estados e municípios têm competência legislativa concorrente e competência administrativa comum para a defesa da saúde.
Na segunda-feira (21), como publicamos, Augusto Aras já havia recomendado que o STF rejeitasse o pedido de Bolsonaro, por considerar que as restrições estaduais não estavam mais em vigor e a ação havia perdido seu objeto.
Leia a decisão aqui.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)