Barroso: Judiciário não pode ser protagonista contra as fake news
Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda (27) que o Poder Judiciário não pode assumir o protagonismo no combate às fake news...
Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda (27) que o Poder Judiciário não pode assumir o protagonismo no combate às fake news.
O presidente do TSE participou pela manhã de um debate sobre democracia e polarização promovido por O Globo.
“Havia uma certa fantasia de que o TSE ou o Judiciário iria ser o protagonista do enfrentamento às fake news. É uma ilusão. O Judiciário não tem condição de ser protagonista (…) por muitas razões. A primeira e mais óbvia é que a própria qualificação do que sejam as fake news já é muito difícil”, disse o ministro do STF.
Para Barroso, as próprias mídias sociais têm que assumir esse protagonismo.
“Elas têm condições de fazer um controle que não é de conteúdo, é um controle de comportamentos. E, portanto, você derruba os robôs, os bots, os perfis falsos, os comportamentos inautênticos, orquestrados, os impulsionamentos ilegais. É assim que você enfrenta fake news.”
Rodrigo Maia, que também participou do debate, concordou com Barroso e citou o WhatsApp como um ambiente em que é mais difícil barrar a desinformação.
“Às vezes você consegue pegar, um passou para outro, você pega o telefone de quem passou, mas fica uma pescaria difícil para você atingir o objetivo de limitar os ataques permanentes que passam pelas redes sociais e passam com muita força pelo WhatsApp”, afirmou o presidente da Câmara.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)