Barroso: “Fake news sobre tragédia no RS é derrota de espírito”
A fala de Barroso ocorreu durante o J20 – evento com representantes das Cortes Superiores dos países do G20
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, criticou a proliferação de notícias falsas sobre a tragédia climática no Rio Grande do Sul. Para ele, quem divulga ‘fake news’ sobre as chuvas sofre com a “perversão da alma”.
“A proliferação de fake news em relação à tragédia climática no Sul é uma derrota de espírito. É uma perversão da alma alguém fazer maldades com uma situação que já é tão gravosa”, declarou o ministro.
A fala de Barroso ocorreu na tarde desta segunda-feira, 13, durante o J20 – evento com representantes das Cortes Superiores dos países do G20.
O STF instaurou uma investigação contra parlamentares e influenciadores digitais da direita por disparo de fake news sobre as enchentes. A apuração está a cargo da ministra Cármen Lúcia. O pedido de abertura de inquérito partiu do ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta.
Mortes no Rio Grande do Sul chegam a 147
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta segunda-feira, 13, que o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado se manteve em 147 em relação ao boletim divulgado ao meio dia.
Segundo balanço divulgado às 18h, 127 pessoas continuam desaparecidas, enquanto 806 ficaram feridas nas enchentes.
Com 450 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas, 538.245 pessoas estão desalojadas, das quais 77.405 estão em abrigos.
O estado contabiliza 2.124.203 milhões de habitantes afetados pelos estragos causados.
Até o início da noite desta segunda, 76.470 pessoas e 10.814 animais foram resgatados das enchentes.
Nível do Guaíba volta a ultrapassar 5 metros
Em nova atualização feita pelo Metsul Meteorologia, o nível do Lago Guaíba chegou a 5,06 metros no início da noite desta segunda-feira, 13. De acordo com a instituição, a tendência é que o nível suba ainda mais. A informação foi obtida por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).
Nível do Guaíba
O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, subiu para 4,78 metros nesta segunda-feira, 13, conforme informação obtida às 7h15, e às 15h15 já estava em 5,1 em medições realizadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas do Rio Grande do Sul (Sema) e pela Agência Nacional de Águas (ANA).
Às 5h15, a cota do Guaíba com o acumulado de chuvas era de 4,71 metros no Cais Mauá, mostrando uma elevação de sete centímetros em apenas duas horas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)