Barra Torres: varíola dos macacos pode adiar fim das máscaras em voos
O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres (foto), disse, em entrevista ao jornal O Globo, que a varíola dos macacos pode adiar o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em voos...
O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres (foto), disse, em entrevista ao jornal O Globo, que a varíola dos macacos pode adiar o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em voos. Questionado se a agência analisa uma flexibilização, ele respondeu:
“Dá para dizer que é uma possibilidade. Existem outros fatores que vieram, infelizmente, ao mesmo tempo, como a própria monkeypox [varíola dos macacos] em que a máscara poderia ajudar a conter. Isso tudo pesa numa decisão: ‘Será que temos realmente condições agora: sim ou não?’ Eu te digo: não me surpreenderia com uma flexibilização, mas, também, caso não venha neste momento, também não seria algo a surpreender.”
Sobre a possibilidade de mudanças em relação às fronteiras ou aos voos para conter o avanço da doença, Barra Torres afirmou:
“A OMS não preconiza restrições de ir e vir em relação à monkeypox. Mas temos, ainda, práticas não farmacológicas de evitar Covid que se encontram vigentes em aeroportos e aeronaves. A forma de contágio não é a mesma, mas as medidas gerais, que procuram diminuir ou evitar a transmissão, vêm sendo aplicadas. É obrigatório o uso [de máscara em aviões], entretanto nós temos a possibilidade da refeição a bordo, que cria um período de tempo em que você estará sem máscara. Nós observamos — falando de Covid — certo arrefecimento. Então, é possível que seja considerada, no futuro, a flexibilização.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)