Bairro volta a alagar após fortes chuvas em Porto Alegre
Moradores do bairro Menino Deus, localizado na região centro-sul de Porto Alegre, estão deixando suas casa após mais chuvas fortes
O bairro Menino Deus, localizado na região centro-sul de Porto Alegre, foi novamente atingido por inundações menos de uma semana depois da redução do nível das águas do Guaíba.
Na altura do cruzamento das ruas Grão-Pará e José de Alencar, a água alcançou a altura do joelho, obrigando moradores e trabalhadores a deixarem suas residências e comércios.
Leandro da Rosa, morador da região, relatou à Agência Brasil que chegou à sua loja, localizada na Rua José de Alencar, 187, por volta das 7h30 e tudo estava normal. No entanto, com o aumento da chuva, três bueiros entupidos causaram o transbordamento da água. Ele aguardou o resgate dentro da loja para poder sair da rua. Nas proximidades, policiais da Brigada Militar resgataram uma idosa de seu apartamento.
Chuvas voltam a castigar
Essa não é a primeira vez que o bairro sofre com enchentes. Nos últimos dias, após uma trégua nas chuvas e a realização de serviços de limpeza urbana, as ruas haviam secado. No entanto, os moradores agora temem uma nova inundação e estão deixando suas casas preventivamente.
Tatiara da Silva e Gislaine Barbosa, que moram na Rua Coronel André Belo próximo à Rua Múcio Teixeira, decidiram sair de casa devido ao medo de uma nova enchente. Elas relataram que as bombas de drenagem não estão funcionando adequadamente e, por precaução, preferem deixar o local antes que a situação se agrave novamente.
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) da capital, uma das estações de bombeamento está operando parcialmente no bairro. Essas bombas são responsáveis por realizar a sucção da água e devolvê-la ao Lago Guaíba. A medição realizada ontem à noite registrou um nível de 3,82 metros, porém, durante a madrugada, esse patamar subiu para 3,96 metros.
Departamento pede para população deixar suas casas
O Dmae tem utilizado as redes sociais para orientar os moradores das áreas mais alagadas a deixarem suas residências. O órgão informou que equipes estão trabalhando na limpeza das redes pluviais e na restauração do pleno funcionamento das estações EBAPS 12, 13 e 16, responsáveis pela drenagem da água nas regiões dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta, na noite de terça-feira, 21, para chuvas intensas no estado, com previsão de volumes entre 120 mm e 150 mm na metade sul do estado nos próximos dois dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou para a chegada de uma nova massa de ar polar e a formação de um ciclone extratropical no oceano, com previsão de ventos de até 100 km/h na costa do estado e possibilidade de queda de granizo.
Situação no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta quinta-feira, 23, que o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado subiu para 163. No último boletim, divulgado nesta quarta-feira, 22, às 18h, eram 162.
De acordo com balanço divulgado às 9h, 72 pessoas continuam desaparecidas e 806 ficaram feridas.
Com 468 dos 497 municípios afetados, o estado contabiliza 581.643 pessoas desalojadas, entre as quais 65.762 estão em abrigos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)