Ayres Britto: “O cerco está se fechando contra os predadores institucionais”
Do ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto a O Antagonista, ao dizer que acredita, sim, que o Brasil está caminhando para fortalecer suas instituições e a democracia: "Nenhuma democracia vence por nocaute...
Do ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto a O Antagonista, ao dizer que acredita, sim, que o Brasil está caminhando para fortalecer suas instituições e a democracia:
“Nenhuma democracia vence por nocaute. Vence, sim, por acúmulo de pontos. Agora para vencer por pontos, é preciso que a democracia bata mais juridicamente do que apanhe.”
E ela não está apanhando mais?
“Sem querer dourar a pílula, acho que não. A democracia brasileira está batendo mais do que apanhando.”
O ex-ministro afirma que, apesar de todos os frissons, o país está combatendo os “predadores institucionais, aqueles agentes que roubam a cena das instituições, que só pensam neles e em seus compadres”.
Até no Judiciário?
“Sim, o compadrio é secular, o coronelismo, o caciquismo… Há dirigentes do Judiciário hoje que claramente têm esse viés de coronel, em um linguagem político-sociológica, e de cacique, em uma linguagem político-partidária.”
E esses estão sendo detidos ou estão batendo mais do que apanhando?
“Veja, essas pessoas não têm futuro. O cerco está se fechando contra esses predadores institucionais. Chega de fulanizar a nossa vida institucional.”
Leia mais em:
Ayres Britto: “Estamos, sim, acertando os passos das nossas instituições”
Ayres Britto: “Eles não largam o osso, não desistem, não, desta pugna”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)