Avião que caiu em Gramado estava regular, segundo Anac
A aeronave, porém, não possuía autorização para operar como táxi aéreo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o avião de pequeno porte que caiu em Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo, 22, estava em “situação normal” de registro e manutenção, mas não possuía autorização para operar como táxi aéreo.
A aeronave, um modelo privado, tinha capacidade de carga de até 5.466 kg. Até o momento, não se sabe se o avião tinha como passageiros familiares do proprietário ou se havia sido usado como táxi por terceiros.
O acidente ocorreu pouco depois da decolagem do aeroclube de Canela (RS), com destino a Jundiaí (SP).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião colidiu com a chaminé de um prédio, atingiu o segundo andar de uma residência e caiu sobre uma loja de móveis. Os destroços ainda alcançaram uma pousada na movimentada Avenida das Hortênsias.
Vítimas e feridos
De acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB), que esteve no local da queda, os nove ocupantes da aeronave não sobreviveram.
Entre eles, estariam o piloto e crianças, segundo a Defesa Civil. O incêndio causado pela queda deixou outras 15 pessoas feridas, a maioria por inalação de fumaça, sendo duas em estado grave. Todas foram levadas para hospitais da região.
Investigação
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a aeronave estava registrada em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, filho do empresário Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar. Até o momento, a identidade das vítimas não foi divulgada.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que o local do acidente foi isolado pela Brigada Militar, e a Polícia Civil já iniciou as investigações.
Em nota, a prefeitura de Canela afirmou que a Defesa Civil foi acionada para dar suporte às vítimas e colaborar com a remoção dos destroços.
A prioridade das autoridades segue sendo a assistência aos feridos e a apuração das causas do acidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)