Avião da FAB cai no Rio Grande do Norte
Acidente ocorreu em Parnamirim, município da Grande Natal; o piloto conseguiu ejetar
Um caça F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nesta terça-feira, 22, em Parnamirim, município da Grande Natal, no Rio Grande do Norte.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto conseguiu ejetar, após a aeronave apresentar problemas nos motores.
Pelo menos duas equipes foram enviadas ao local “para conter o avanço do fogo na vegetação, a fim de evitar que se alastre para áreas próximas”.
Em nota, a FAB confirmou que o piloto conseguiu ejetar antes da aeronave cair em uma região desabitada.
Os militares também informaram que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá investigar o acidente.
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta terça-feira (22/10), uma aeronave F-5M se acidentou em Natal (RN), durante um voo de treinamento. O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.”
Cruzex
A queda do avião da FAB ocorreu às vésperas do Cruzex, exercício aéreo multinacional e operacional organizado pela Força Aérea Brasileira para o treinamento conjunto em cenários de conflito.
A edição de 2024, programada para acontecer de 3 a 15 de novembro na base aérea de Natal, reunirá 16 países, mais de 2 mil militares e cerca de 100 aeronaves.
De acordo com a FAB, esse é o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
Leia também: Avião presidencial pousa com Lula em segurança após falha
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)