Vídeo: Avanço do mar no litoral brasileiro: Realidade bateu na porta
Do litoral paulista às praias do Nordeste, o mar dá sinais claros de avanço, aumentando a preocupação de quem se acostumou a viver nestes locais por décadas.
O avanço do mar sobre faixas de areia e propriedades particulares já é uma realidade em diversos locais do litoral brasileiro.
O fenômeno, que antes ficava restrito a projeções e previsões ambientais, agora faz parte do cotidiano de milhares de pessoas que vivem ao longo dos mais de 7,4 mil km de costa do país.
Do litoral paulista às praias do Nordeste, o mar dá sinais claros de avanço, aumentando a preocupação de quem se acostumou a viver nestes locais por décadas e agora enfrenta mudanças bruscas na paisagem.
Além de desafiar o poder público a tomar medidas, a situação eleva o temor quanto ao futuro.
Avanço do mar em Sergipe
Na terça, 20 de agosto, mais uma casa foi destruída pela força das águas do mar na Praia do Saco, em Estância (SE), a 70 km de Aracaju.
Pelo menos outras 14 casas foram desabitadas nos últimos anos devido ao avanço do mar.
Camilo de Lelis Ramos, presidente da Associação Comunitária de Moradores da Praia do Saco, disse que viver na região se tornou sinônimo de “tensão eterna”.
Segundo ele, “Onde o mar chegou, ele não recuou mais. Só avançou”.
Impacto na vida dos moradores
Os moradores e pescadores da Praia do Saco lidam com prejuízos causados pelo avanço do mar há décadas.
Eles tomaram medidas para conter a água e proteger as propriedades, como a instalação de barreiras de pedra, mas estas foram levadas pela força da maré.
Um exemplo é a casa destruída em 20 de agosto, que já havia passado por reforços estruturais, incluindo manilhas de concreto, muro de alvenaria e reforço de pedras.
Camilo afirmou: “O mar levou tudo, como se fosse açúcar. Fizemos cinco espigões na praia para segurar a água, mas o mar já levou três deles”.
Onde mais o mar está avançando no Brasil
Ceará: Localidades como Caucaia enfrentam graves consequências, com perda de até 5 metros de faixa de areia por ano em algumas praias.
Paraíba: Cidades como Baía da Traição sofrem com a destruição de casas e erosão costeira.
São Paulo: Projeções indicam que todas as cidades do litoral paulista correm risco de ter parte da área urbana invadida pelo mar.
Cidades do Ceará são atingidas pelo avanço do mar
No Ceará, além de Caucaia, outras 10 cidades já enfrentam o problema:
Camocim
Jericoacoara
Acaraú
Flecheiras
Paracuru
Fortaleza
Icapuí
Aracati
Beberibe
Fortim
Iniciativas para conter o avanço do Mar
A construção de espigões e barreiras de pedras são algumas das estratégias adotadas pelas autoridades e moradores para tentar conter o avanço do mar.
Em Peruíbe (SP), está sendo avaliada a instalação de sacos de areia para tentar frear o movimento das águas.
Na Praia do Icaraí, em Caucaia (CE), a prefeitura criou o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima para mitigar os efeitos da erosão.
No entanto, a população permanece em estado de alerta constante.
Conclusão
O avanço do mar nas regiões costeiras brasileiras é um desafio crescente que exige medidas eficazes e urgentes, não apenas para proteger propriedades, mas também para salvaguardar a vida e a cultura das comunidades locais.
A atenção e a ação coordenada entre autoridades e moradores são essenciais para enfrentar este fenômeno natural de maneira sustentável.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)