Ato bolsonarista na Paulista reuniu 32 mil, diz grupo da USP
O grupo de pesquisadores Monitor do Debate Político, ligado à USP, calculou em 32.691 pessoas o total de presentes à manifestação a favor de Jair Bolsonaro na avenida Paulista (foto) na tarde deste 7 de Setembro...
O grupo de pesquisadores Monitor do Debate Político, ligado à USP, calculou em 32.691 pessoas o total de presentes à manifestação a favor de Jair Bolsonaro na avenida Paulista (foto) na tarde deste 7 de Setembro, informa O Globo.
O governo de São Paulo, por sua vez, estimou um público de 50.443 pessoas, menos da metade das 125 mil estimadas pelo estado na manifestação do 7 de Setembro do ano passado, registra a Folha.
Naquela ocasião, Jair Bolsonaro esteve na Paulista, o que não aconteceu hoje —neste ano, o presidente só participou dos eventos em Brasília e no Rio.
O cálculo dos pesquisadores da USP foi feito a partir de seis fotos aéreas do ato. Segundo o jornal carioca, “cada uma das imagens recebeu a aplicação do método chamado Point to Point Network, que identifica as cabeças de pessoas e estima o público total”.
As seis fotos foram tiradas entre as 15h20 e as 16h na área interditada da avenida, que tem cerca de 1,8 km. Segundo os pesquisadores, o erro percentual absoluto médio na contagem do público é de 12%, para mais ou menos —o que significa que o ato pode ter tido de 28,7 mil a 36,6 mil pessoas.
Em grupos bolsonaristas nas redes sociais, circulou a informação de que a avenida Paulista receberia 1,5 milhão de manifestantes —o que não passou nem perto de acontecer, mesmo segundo os cálculos do governo de São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)