AtlasIntel indica Marçal em queda e Boulos isolado na liderança
Segundo o instituto, o influenciador caiu três pontos percentuais desde 11 de setembro, enquanto o deputado federal do PSOL se descolou dos adversários ao sustentar as mesmas intenções de votos
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira, 23, indica que o influenciador Pablo Marçal (PRTB) caiu três pontos percentuais desde a última pesquisa, de 11 de setembro, e aparece com 20,9% das intenções de voto, empatado em segundo lugar com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que oscilou um ponto para cima.
Segundo o instituto, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP, foto) segue liderando a corrida pela Prefeitura de São Paulo, com 28,3%, pouco mais que os 28% que tinha há 12 dias. A margem de erro da pesquisa, que consultou 2.218 eleitores paulistanos pela internet de 17 a 22 de setembro, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
As pesquisas da AtlasIntel são as únicas que mostram Boulos consolidado na liderança desde o início da corrida eleitoral, ainda que indiquem também uma perda de força de sua candidatura — em maio, o avatar de Lula na disputa de São Paulo tinha 37% no levantamento do instituto.
Segundo turno
Outro dado curioso da pesquisa divulgada nesta segunda-feira é a queda de Nunes em um possível segundo turno com Boulos. Em 11 de setembro, o AtlasIntel mostrava 46% a 39% a favor do prefeito de São Paulo. Esse cenário se inverteu para 41,7% a 39,5% a favor do deputado.
Boulos também ampliou a diferença para Marçal em um hipotético segundo turno, com 44,4% a 38,5%. Há 12 dias, eles estavam tecnicamente empatados, com 44% para o deputado e 43% para o ex-coach.
E as outras pesquisas?
O AtlasIntel não divulgou pesquisa na semana passada, ao contrário de institutos como Datafolha, Quaest e Paraná Pesquisas. Todos eles registraram algum dano para a imagem de Marçal em seus últimos levantamentos, provavelmente como consequência do episódio da cadeirada desferida pelo apresentador José Luiz Datena (PSDB) no debate da TV Cultura e da campanha de desconstrução do ex-coach por Nunes na televisão e no rádio, mas não exatamente com perda de intenções de voto.
O Datafolha mostrou um cenário estável, com Nunes e Boulos em empate técnico na liderança, Datena segue com os mesmos 6% e Marçal, com 19%, o mesmo da pesquisa anterior. Mas a rejeição ao influenciador subiu três pontos percentuais em uma semana, para 47%.
Divulgada dois dias antes do Datafolha, pesquisa Quaest indicou oscilação negativa de três pontos para Marçal após a cadeirada de 15 de setembro (parte da pesquisa foi feita antes da agressão de Datena), enquanto a Paraná Pesquisas registrou variações semelhantes às do Datafolha, apenas com aumento da rejeição a Marçal.
Outros candidatos
Segundo a AtlasIntel, a corrida segue sem muita variação para Datena e Tabata Amaral (PSB-SP). A deputada do PSB tem 10,8% das intenções de voto — eram 11% há 12 dias. Já o apresentador aparece com 6,9%, praticamente o mesmo que os 7% que tinha no último levantamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)