Associação Médica Brasileira alerta para colapso após apagão de dados da Saúde
A inconsistência na totalização de dados nacionais e o aumento de casos de infecção pelo vírus da gripe é "uma perigosa combinação de fatores que podem contribuir para um cenário trágico de novo colapso do sistema de saúde e falta de insumos imprescindíveis ao enfrentamento da pandemia", alerta a Associação Médica Brasileira...
A inconsistência na totalização de dados nacionais e o aumento de casos de infecção pelo vírus da gripe é “uma perigosa combinação de fatores que podem contribuir para um cenário trágico de novo colapso do sistema de saúde e falta de insumos imprescindíveis ao enfrentamento da pandemia”, alerta a Associação Médica Brasileira.
A entidade pede ao Ministério da Saúde ações práticas e concretas em atenção à sobrecarga e ao adoecimento dos profissionais de saúde.
“O ‘apagão de dados’ do Ministério da Saúde não poderia vir em pior hora, pois coincidentemente, a partir da primeira semana de dezembro de 2021, começaram a ser identificados os primeiros casos da variante Ômicron, com altíssimo poder de transmissibilidade”, afirma a Associação.
A entidade pede ainda que o Ministério da Saúde restabeleça imediatamente e sem instabilidades o acesso aos dados epidemiológicos.
“Além disso, é fundamental a promoção de estratégias de otimização no atendimento aos pacientes com síndrome gripal, bem como garantir a testagem para Covid e Influenza, que está ameaçada por falta de insumos laboratoriais”, diz.
Como mostramos ontem, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica alertou que os testes para o diagnóstico da Covid no Brasil podem acabar por falta de insumos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)