Associação diz que plano de vacinação de Pazuello é ‘parcial’ e tem medidas ‘equivocadas’
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) fez uma carta ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, para criticar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Conta a Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde ao Supremo...
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) fez uma carta ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, para criticar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Conta a Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde ao Supremo.
No texto, a Abrasco diz que o plano é parcial e prevê medidas “equivocadas” para a imunização.
“A Abrasco não considera o que foi anunciado pelo Ministério da Ssaúde como um verdadeiro e efetivo plano para contenção da pandemia mediante vacinação de abrangência nacional. Entende que esse anúncio apenas enumera medidas parciais, e em alguns casos equivocadas, em resposta à crescente demanda da sociedade. Portanto o que foi apresentado é de exclusiva responsabilidade do Governo Federal.”
A associação também se posicionou contrária à inclusão dos nomes de pesquisadores que auxiliaram na construção do Plano Nacional de Imunização (PNI), mas não deram aval ao documento encaminhado ao STF.
“A presença de seus nomes, na condição ambígua de elaboradores ou colaboradores, pode permitir a incorreta interpretação do seu envolvimento e, portanto, responsabilidade pela autoria do trabalho apresentado.”
E conclui:
“A Abrasco considera imperativa e urgente a apresentação de um verdadeiro, completo e detalhado plano orientador para uma Campanha Nacional de Imunização contra a COVID-19. Para isso, todos os recursos humanos, materiais e financeiros devem ser postos à disposição. Considera, ainda, que todos os produtos avaliados como eficazes e seguros pela ANVISA – a começar pelas vacinas desenvolvidas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan – devem tomar parte na campanha, que deve ser de abrangência nacional e coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)