Asfixiando o PCC
A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta quinta uma operação para desmantelar uma rede de hotéis mantida pelo PCC para lavagem de dinheiro
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nesta quinta-feira, 13, que a terceira fase da Operação Downtown, deflagrada pela Polícia Civil do estado para desmantelar uma rede de hotéis mantida pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) no centro da cidade, tinha como objetivo promover a “asfixia financeira” da organização criminosa, que já atingiu os contornos de máfia.
Ao todo, são cumpridos 140 mandados de busca e apreensão. A operação, que ainda está em andamento, prendeu ao menos 14 pessoas, interditou 28 estabelecimentos e bloqueou 26 contas de pessoas físicas e empresas, além de apreender dinheiro, drogas, armas de fogo e celulares.
A maioria dos endereços dos mandados está localizada no centro da capital paulista, mas também há alvos em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e em Rio Claro, no interior.
“O objetivo dessa fase é a asfixia financeira, e comprovar como o crime organizado está lavando dinheiro com o tráfico na região central”, disse o secretário da Segurança Pública em entrevista coletiva.
“Além disso, estamos conseguindo juntar as peças do quebra-cabeça e comprovar que o PCC está usando o tráfico de drogas para lavar dinheiro e, o mais importante, estamos chegando nas empresas que estão sendo utilizadas para essa lavagem de dinheiro”, acrescentou.
Rede colaborativa do PCC
Na coletiva, Derrite afirmou que havia uma rede colaborativa do crime organizado para fazer o dinheiro chegar a empresas destinatárias do PCC.
“Temos 28 habitações, hotéis, pensões, que eram utilizadas pelo crime organizado para fazer o processo de lavagem de dinheiro. Então, dessas 28 pensões e hoteis saíam recursos, e aí, claro, recursos, muitos não existiam porque era um processo de lavagem de dinheiro, ia para outras empresas, e uma rede, praticamente uma rede colaborativa do crime organizado, até chegar em empresas que são destinatárias finais de membros do PCC”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)