As prioridades de Rui Costa
Apenas em 2024, o ministro da Casa Civil recebeu em seu gabinete 43 prefeitos da Bahia, o que equivale a uma média de um prefeito do estado a cada dois dias úteis
Embora tenha um papel central no governo federal, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, dedica boa parte de sua agenda a encontros com prefeitos e autoridades da Bahia, estado que comandou por oito anos, registrou a Folha de S.Paulo.
Apenas em 2024, ele recebeu em seu gabinete 43 prefeitos do estado, todos da base aliada, o que equivale a uma média de um prefeito da Bahia a cada dois dias úteis. Desde que assumiu a pasta, Rui Costa se reuniu com 114 prefeitos baianos, mais de um quarto do total de municípios do estado.
Até gestores de municípios com menos de 10 mil habitantes, como Fernanda Silva (PP), prefeita de Wanderley (BA), já foram recebidos pelo ministro de Lula em Brasília.
“República da Bahia”
Segundo o jornal, integrantes do governo dizem internamente que a Casa Civil, sob o comando de Rui Costa, tornou-se uma “República da Bahia”, tamanha é a relevância do estado no ministério.
O ministro destina mais espaço em sua agenda a prefeitos do seu estado do que a muitos ministros, como Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Márcio França, do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Os registros na agenda de Rui Costa mostram que nenhum deles foi recebido pelo chefe da Casa Civil neste ano, embora a pasta tenha a atribuição de coordenar os outros 37 ministérios.
Encontros mantidos em meio à crise da Petrobras
Os encontros de Rui Costa com prefeitos baianos foram mantidos até mesmo durante o auge da crise da Petrobras, na qual o presidente da estatal, Jean Paul Prates, esteve envolvido em especulações de troca.
Em 12 de abril, a prefeita de Wanderley, Fernanda Silva (PP), foi recebida pelo ministro da Casa Civil ao lado de mais dois prefeitos e cinco pré-candidatos, em um encontro que durou 45 minutos.
No mesmo dia, circulou a informação de que Prates permaneceria no cargo, contrariando a vontade de Rui Costa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)