As principais Funções Administrativas e a importância de cada uma
Planejar, organizar, dirigir e controlar são quatro pilares das funções administrativas que atribuem ao negócio a estrutura necessária para sua existência e desenvolvimento.
A efetividade das funções administrativas, independente do tamanho da empresa, é o pilar da longevidade e estabilidade de qualquer organização.
Planejar, organizar, dirigir e controlar são quatro pilares das funções administrativas que atribuem ao negócio a estrutura necessária para sua existência e desenvolvimento.
Vale elencar que essas funções não são restritas ao ambiente empresarial, podendo estar presentes em diversas situações da vida cotidiana.
As principais Funções Administrativas
A implementação desses pilares na administração de um negócio resulta da percepção de Jules Henri Fayol, engenheiro francês do século XX, que definiu a importância dessas funções para o êxito de um negócio.
Ainda que datadas, as funções administrativas têm uma vida longa na gestão empresarial, pelo simples fato de serem efetivas.
Confira a seguir quais são os 4 principais pilares ou funções administrativas:
Primeiro pilar administrativo: planejar
A base de qualquer negócio está em seu planejamento estratégico.
É neste pilar administrativo que administrador e colaboradores estabelecem as metas da empresa e definem os meios de atingi-las.
O planejamento guia o caminho, oferecendo segurança para a trilha a ser percorrida em busca dos resultados almejados.
Segundo pilar administrativo: organizar
Com os objetivos traçados, a próxima etapa é organizar, ou seja, transformar noções e metas em realidade.
Este pilar envolve uma análise dos recursos à disposição da organização, objetivando seu uso estratégico para a realização do que foi definido no planejamento.
É, portanto, a instância de delegação de tarefas e recrutamento de profissionais adequados para a execução.
Terceiro pilar administrativo: dirigir
Tendo a organização feita, o próximo passo é colocar em ação o que foi planejado.
A função de dirigir é fundamental para garantir a efetivação dos planejamentos e organização.
A capacidade de liderança é essencial neste pilar, onde é preciso ir além de apenas fazer cumprir regras, mas engajar e motivar os profissionais envolvidos.
Quarto pilar administrativo: controlar
A última etapa, mas não a menos importante, é o controle.
Esta função administrativa demanda vigilância constante para assegurar que o plano predeterminado está sendo seguido e para realizar correções, quando necessário.
Ferramentas como uma planilha de controle de fluxo de caixa podem auxiliar a gestão financeira do negócio.
A harmonização desses pilares administrativos na gestão de um negócio assegura a sua estabilidade e crescimento constante.
Ao investir na melhoria contínua das funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, sua empresa estará trilhando um caminho promissor para alcançar os resultados desejados.
Fonte: Coalize
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