As perguntas que os senadores não fizeram a Mourão
Como é típico das audiências públicas, os senadores usaram o tempo desta terça-feira com Hamilton Mourão para falarem dos próprios currículos, mandarem recados às suas bases eleitorais, citarem curiosidades de almanaque e, no caso dos governistas, elogiarem a atuação do convidado sem saberem o porquê...
Como é típico das audiências públicas, os senadores usaram o tempo desta terça-feira com Hamilton Mourão para falarem dos próprios currículos, mandarem recados às suas bases eleitorais, citarem curiosidades de almanaque e, no caso dos governistas, elogiarem a atuação do convidado sem saberem o porquê.
Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi o único a fazer uma pergunta concreta: o governo pretende reativar o Fundo Amazônia, paralisado por Ricardo Salles desde o ano passado? Mourão respondeu que a bola está com os governos doadores, Noruega e Alemanha.
Os senadores não perguntaram:
– O que o senhor pretende fazer para que o Ministério do Meio Ambiente apure quantas multas da Operação Verde Brasil 1 já foram pagas, segredo guardado a sete chaves, com aval da CGU?
– O senhor menciona a falta de fiscais do Ibama para atuar na Amazônia. Como o senhor avalia a atuação do ministro Ricardo Salles, que exonerou o diretor de proteção ambiental do Ibama em maio e desmontou a Comissão de Ética do ministério?
– O senhor disse que as operações de GLO não são suficientes para combater o desmatamento. Como exatamente ajudam, já que na Verde Brasil 2 os militares estão no comando e agentes do Ibama foram proibidos de destruir as máquinas usadas para garimpos ilegais e outros crimes?
– O que justifica as operações de GLO, que são muito mais caras que a fiscalização do Ibama e cujo valor em multas pagas é essencialmente secreto?
– A agenda pública do senhor hoje começou às 16h. Se o senhor tinha um compromisso às 19h, por que não agendou para falar com os senadores pela manhã?
– Se o senhor recebeu do ministro do Meio Ambiente as presidências do Conselho da Amazônia e também do Fundo Amazônia, por que o contribuinte brasileiro paga o salário de Ricardo Salles?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)