Apuração sobre Gilmar vazou por falta de cuidado, diz Receita
O vazamento de uma apuração sobre a variação patrimonial de Gilmar Mendes e sua mulher, Guiomar, vazou por "falta de cuidado dos servidores" da Receita, informou o órgão ao STF...
O vazamento de uma apuração sobre a variação patrimonial de Gilmar Mendes e sua mulher, Guiomar, vazou por “falta de cuidado dos servidores” da Receita, informou o órgão ao STF.
No início deste ano, a Veja divulgou um relatório de 2018 que apontava variação de R$ 696,3 mil no patrimônio do casal.
O vazamento foi apurado internamente pela Receita por determinação de Alexandre de Moraes, dentro do inquérito para apurar supostos ataque ao STF.
A Receita constatou que um auditor juntou dossiês sobre Gilmar Mendes e sobre o advogado Sérgio Zveiter a uma fiscalização da Fibria Celulose — a empresa conseguiu os dados ao acessar seu próprio processo, cujo sigilo foi derrubado por outro auditor.
Ao explicar o caso a Moraes, o Fisco disse não ser possível concluir que houve “deliberação consciente” de vazar os dados.
“Não parece razoável, aliás, supor que os servidores integrantes das referidas equipes EPP ou Efrau, com a intenção de vazar os dados, os fariam por meio de um documento registrado no sistema e-processo, aguardando o pedido de cópia do contribuinte objeto de diligência. Por óbvio, tal dossiê poderia ser vazado, caso fosse a intenção de algum membro da equipe, de forma simples e com quase nenhum rastreabilidade”, informou a Receita.
Os dois auditores, que já respondem a processos administrativos, foram afastados da Receita por Alexandre de Moares.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)