Após temporal devastador, Prefeito de Porto Alegre faz apelo por doações de motosserras e telhas
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), solicitou através das redes sociais doações de motosserras e telhas para ajudar na recuperação da cidade após o forte temporal que atingiu o município na noite de 16 de janeiro...
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), solicitou através das redes sociais doações de motosserras e telhas para ajudar na recuperação da cidade após o forte temporal que atingiu o município na noite de 16 de janeiro. De acordo com o prefeito, há centenas de árvores que precisam ser retiradas das vias públicas.
Ação comunitária é fundamental para recuperação, diz prefeito
Em sua publicação, Melo fez um apelo à sociedade para o empréstimo ou doação de motosserras para facilitar o trabalho de limpeza na cidade. “São centenas de árvores de pequeno e grande porte que precisam ser retiradas e limpas. A vida só tem sentido se ela for comunitária!”, afirmou.
Temporal causa estragos significativos na capital gaúcha
Levantamento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos indica que o temporal, acompanhado de rajadas de vento, provocou a queda de pelo menos 200 árvores em Porto Alegre. Além disso, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reportou que 119 vias registravam bloqueio devido à tempestade, sendo 50 delas por queda de árvores.
Setores de Educação e Saúde também foram impactados
O temporal afetou significativamente os setores de Educação e Saúde da capital. Pelo menos 44 instituições da rede municipal de ensino registraram prejuízos decorrentes da tempestade, como infiltrações, destelhamentos e falta de energia elétrica. Na área da saúde, pelo menos 60 unidades foram prejudicadas pelas chuvas e tiveram o atendimento restringido.
Transporte e abastecimento de água comprometidos
As fortes chuvas também afetaram o sistema de transporte público e o abastecimento de água na cidade. Com ruas bloqueadas e itinerários de ônibus alterados, estima-se que mais de 20 mil passageiros foram afetados. Além disso, a falta de energia comprometeu a atuação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), que informou que três estações de tratamento de água e seis casas de bombas foram afetadas. Sem o restabelecimento da energia elétrica, cerca de 1 milhão de pessoas podem ficar sem água na cidade.
O prefeito Sebastião Melo e sua equipe continuam trabalhando na coordenação da ação emergencial de recuperação da cidade e pedem a colaboração e solidariedade da população neste momento de dificuldade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)