Após recuo, Saúde fala em ‘instabilidade’ no sistema que registra mortes por Covid
Em nota oficial, o Ministério da Saúde confirmou, como informamos há pouco, que retirou do sistema de monitoramento da gripe campos obrigatórios que estavam dificultando o registro e atrasando as notificações de mortes por Covid...
Em nota oficial, o Ministério da Saúde confirmou, como informamos há pouco, que retirou do sistema de monitoramento da gripe campos obrigatórios que estavam dificultando o registro e atrasando as notificações de mortes por Covid.
A mudança no sistema foi realizada ontem sem aviso e gerou defasagem nos dados de óbitos ocorridos em vários estados. Na nota, a pasta afirmou que “desde ontem, foi observada uma instabilidade no SIVEP-Gripe relacionada às atualizações do sistema”.
O problema foi causado pela própria pasta. A inclusão dos campos — identificação com CPF ou cartão do SUS do paciente, informação sobre nacionalidade estrangeira e se tomou a vacina contra a Covid — foi acertada previamente com os secretários estaduais e municipais de saúde.
Mas as mudanças foram implementadas sem aviso prévio, sem tempo de preparo para que as equipes se adaptassem às novas exigências no momento de preencher o formulário.
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) pediram a retirada temporária dos novos campos obrigatórios, o que foi feito hoje pelo Ministério da Saúde.
Leia a nota:
“O Ministério da Saúde informa que foi suspenso o preenchimento obrigatório de alguns campos de identificação – número do CPF ou o número do Cartão Nacional do SUS, e se o cidadão for de nacionalidade estrangeira – no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), onde é feita a notificação de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 hospitalizados.
A medida foi realizada após solicitação do Conass e Conasems pela ausência de comunicado aos estados e municípios em tempo oportuno.
A pasta esclarece que, desde ontem, foi observada uma instabilidade no SIVEP-Gripe relacionada às atualizações do sistema.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)