Após encontro de governadores, Pacheco diz que está confiante em renegociação das dívidas dos estados
Proposta do governo prevê o abatimento de parte dos juros dessas dívidas por meio de investimentos diretos em educação
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que está “confiante” no plano de renegociação das dívidas do estados com a União. O mineiro se reuniu nesta terça-feira, 26, com governadores das regiões Sul e Sudeste.
“Estou muito confiante no espírito colaborativo do governo federal e estados. Um programa que substitua o regime de recuperação fiscal, que sobrecarrega servidores”, afirmou Pacheco.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou a governadores um programa chamado “Juros por Educação”. Na prática, a proposta prevê o abatimento de parte dos juros dessas dívidas por meio de investimentos diretos em educação.
A proposta ainda vai passar pela análise do Congresso Nacional, onde pode sofrer alterações. A medida atende a demanda de estados que estão no vermelho com a União como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Juntos, esses quatro estados correspondem por 90% do total do estoque da dívida que os entes federativos têm com o governo federal de cerca de R$ 660 bilhões.
“Nós estimamos que com três ou quatro reuniões com os governadores, nós seremos capazes de formatar em alguma coisa em torno de 60 dias um projeto para encaminhar o presidente da República que vai tomar a decisão final”, disse Haddad.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)