“Apagão na saúde inviabiliza o enfrentamento da pandemia”, diz Gilmar
O ministro Gilmar Mendes (foto), do STF, fez um alerta em suas redes sociais sobre o apagão de dados do Ministério da Saúde, que completou um mês...
O ministro Gilmar Mendes (foto), do STF, fez um alerta em suas redes sociais sobre o apagão de dados do Ministério da Saúde, que completou um mês ontem.
“O restabelecimento dos sistemas de atualização dos boletins epidemiológicos deve ser tratado como prioridade. Há semanas os estados e municípios enfrentam dificuldades em informar os casos de contaminação e de internação. O apagão na saúde inviabiliza o enfrentamento da pandemia”, disse o ministro.
Como mostramos, o Ministério da Saúde está há um mês sem conseguir resolver o apagão de dados em razão, segundo a pasta de Marcelo Queiroga, do ataque hacker de 10 de dezembro do ano passado.
A deputada Carmen Zanotto (PP-RJ), relatora da comissão da Câmara que acompanha as ações de combate à pandemia, foi informada, por técnicos do Ministério, de que o problema poderá ser solucionado nesta semana.
Deputados federais prometem recolher assinaturas para uma CPI do Apagão da Saúde.
Como também mostramos, o que o ministério deixou de fazer foi enviar à Fiocruz uma planilha semanal com dados que abastecem o sistema InfoGripe, que monitora os dados de notificação de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil. Quem explica é Marcelo Gomes, pesquisador em saúde pública da Fiocruz e coordenador do InfoGripe.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)