Apagão em SP: Causas, impactos e resposta das autoridades
Descubra as causas e impactos do apagão em SP e a resposta das autoridades. Entenda como o incidente afetou hospitais
Na última segunda-feira, a capital paulista viveu momentos de preocupação e transtornos devido a um apagão que atingiu várias regiões, incluindo Higienópolis, Santa Cecília e Consolação. Essa interrupção no fornecimento de energia elétrica teve início por volta das 10h, e apenas ao cair da noite, por volta das 19h, algumas áreas começaram a ter o serviço restabelecido.
Origem do Problema
A Enel, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia na cidade, atribuiu a causa do apagão a uma escavação feita pela Sabesp, que teria atingido acidentalmente cabos da rede subterrânea. Contudo, a Sabesp refutou essa versão e informou, em nota, que houve uma sondagem prévia e que a escavação foi realizada manualmente para evitar danos à fiação.
Impacto na Comunidade
Entre os prejudicados pela falta de luz estavam hospitais, comércios e residências. Pacientes em hospitais como a Santa Casa e o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo tiveram seus tratamentos interrompidos ou adiados. O comércio local sofreu com produtos perecíveis e com prejuízos nas vendas online. O apagão também afetou o trânsito, com semáforos desligados, aumentando o caos na cidade.
Como a Falta de Energia Afetou as Pessoas?
Muitos moradores e pacientes relataram dificuldades durante o apagão. A dona de casa Jane Aparecida e o técnico em informática Luis Cenise expressaram preocupação e insatisfação com a situação. Inclusive, Dona Berenice, de 74 anos, enfrentou a difícil tarefa de subir nove andares para chegar ao seu apartamento.
Resposta das Autoridades e Providências
Ambas Enel e Sabesp se pronunciaram sobre o ocorrido e as ações para solucionar o problema. A Enel informou que trabalhou para reparar os danos e restabelecer o fornecimento de energia. A Sabesp, por outro lado, comprometeu-se a investigar a causa do incidente, defendendo o procedimento adotado para a escavação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)