Anvisa registra 47 casos de eventos tromboembólicos após vacinação com AstraZeneca
A Anvisa registrou 47 casos de eventos adversos tromboembólicos, entre as mais de 4 milhões de pessoas no Brasil que tomaram a vacina da AstraZeneca...
A Anvisa detectou 47 casos de eventos adversos tromboembólicos, entre as mais de 4 milhões de pessoas no Brasil que tomaram a vacina da AstraZeneca.
A agência disse que a formação dos coágulos sanguíneos é rara, mas, mesmo assim, pediu que sua possível ocorrência seja incluída na bula do imunizante distribuído no país.
“No entanto, a Anvisa esclarece que, até o momento, não foi possível estabelecer uma relação direta e de causalidade entre esses 47 casos suspeitos de eventos tromboembólicos e o uso da vacina”, disse, em nota.
Assim como a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a Anvisa mantém a recomendação de uso da vacina, “uma vez que, até o momento, os benefícios superam os riscos”.
“A Anvisa ressalta que o risco de ocorrência de coágulos sanguíneos é baixíssimo, mas que o cidadão deve estar atento a possíveis sintomas para que procure atendimento médico imediato. Alguns deles são falta de ar, dor no peito, inchaço na perna e dor abdominal persistente, além de sintomas neurológicos, como dor de cabeça forte e persistente ou visão turva, entre outros”, afirmou.
A agência pediu que eventos adversos sejam notificados pelo VigiMed, para que ela possa identificar novos riscos e atualizar o perfil de segurança da vacina.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)