Anvisa proíbe venda de Azeites famosos, veja o motivo
Estão proibidos a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos produtos, que foram apreendidos pela fiscalização.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização dos azeites de oliva Serrano e Cordilheira, ambos com 0,5% de acidez.
Segundo a resolução da agência, publicada nesta terça-feira, 24, estão proibidos a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos produtos, que foram apreendidos pela fiscalização da Anvisa.
Essa decisão vem em resposta às irregularidades encontradas durante inspeções realizadas pela Anvisa, onde foi identificado que a importação e distribuição dos azeites Serrano e Cordilheira estavam sendo realizadas por estabelecimentos desconhecidos no país, infringindo dispositivos legais.
Anvisa proíbe duas marcas de azeites
A resolução da Anvisa busca proteger o consumidor de possíveis fraudes e garantir que os produtos comercializados no país estejam em conformidade com normas de qualidade e segurança.
A proibição dos azeites Serrano e Cordilheira foi motivada por irregularidades na importação e distribuição, feitas por estabelecimentos que não estão legalmente autorizados a operar no Brasil.
Impactos para o consumidor
Para o consumidor, a decisão da Anvisa representa uma medida preventiva e de proteção.
Produtos importados por vias não oficializadas e sem as devidas garantias de qualidade podem representar riscos à saúde.
No caso dos azeites Serrano e Cordilheira, a ilegalidade na cadeia de distribuição traz à tona a necessidade de maior fiscalização e de compras conscientes.
Evite azeites fraudulentos
Com a crescente incidência de azeites fraudulentos no mercado, é fundamental que os consumidores tomem precauções ao adquirir esses produtos.
Aqui estão algumas dicas para se proteger:
- Verificar a procedência do produto e se possui todas as informações exigidas no rótulo;
- Comprar apenas em estabelecimentos confiáveis e devidamente regulamentados;
- Consultar as listas de produtos e marcas aprovadas pelas autoridades competentes;
- Estar atento a preços muito abaixo do mercado, que podem indicar fraudes.
Outras medidas da Anvisa
Além da proibição dos azeites Serrano e Cordilheira, a Anvisa também tomou outras medidas preventivas.
A agência proibiu a comercialização do lote 030424158 do coco ralado da marca Coco & Cia, determinando o seu recolhimento do mercado devido a um resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre.
A crescente fiscalização e as ações da Anvisa são essenciais para assegurar a qualidade dos produtos alimentícios disponíveis no mercado brasileiro.
O consumidor deve ficar constantemente informado e atento às orientações das autoridades para evitar produtos fraudulentos e garantir a segurança alimentar.
Portanto, fique atento às notícias e siga as recomendações de entidades oficiais como a Anvisa para se proteger de fraudes e garantir que o que você está consumindo é seguro para a sua saúde.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)