Anvisa proíbe máscaras com válvulas em aeroportos
A diretoria colegiada da Anvisa aprovou nesta quinta (11) novas regras para o uso de máscaras em aeroportos e aviões. As novas regras passam a valer em 25 de março...
A diretoria colegiada da Anvisa aprovou nesta quinta (11) novas regras para o uso de máscaras em aeroportos e aviões. As novas regras passam a valer em 25 de março.
Por decisão da Anvisa, ficam proibidas as máscaras com válvulas nos aviões e aeroportos.
“Para ser efetiva como proteção respiratória, qualquer tipo de máscara deve estar bem ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas de espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias. Por este motivo, as máscaras de acrílico ou de plástico transparente, N95 ou PFF2 e similares dotadas de válvulas de expiração, não podem ser aceitas como máscara de proteção respiratória, quando tratamos de uso em ambiente coletivo e/ou confinado e sem viabilidade para um distanciamento social”, diz voto do diretor Alex Campos.
Também fica proibido o uso do escudo facial (‘face shield’) isoladamente, ou seja, desacompanhado da máscara.
“[N]as aeronaves, nos veículos utilizados no deslocamento para embarque ou desembarque em aeronaves situadas em área remota e nas demais áreas de acesso restrito aos viajantes, é proibida a utilização de: máscaras de acrílico ou de plástico; máscaras dotadas de válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2; lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; protetor facial (face shield) isoladamente; máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR1002 – Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso”.
As máscaras de tecido confeccionadas artesanal ou industrialmente com material como algodão e tricoline continuam permitidas, desde que possuam mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao rosto.
As máscaras N95 e PFF2 sem válvula seguem recomendadas, acrescentou a Anvisa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)