Anunciada em março, ButanVac ainda está na fase I do ensaio clínico
Anunciada com estardalhaço por João Doria em março como a primeira vacina "100% nacional" (o que é falso), a ButanVac ainda está na fase I do ensaio clínico. A informação foi confirmada nesta terça (16) a O Antagonista pela assessoria de imprensa do Butantan...
Anunciada com estardalhaço por João Doria em março como a primeira vacina “100% nacional” (o que é falso), a ButanVac ainda está na fase I do ensaio clínico.
A informação foi confirmada nesta terça (16) a O Antagonista pela assessoria de imprensa do Butantan.
A Anvisa autorizou o começo do ensaio clínico em julho. Em agosto, a agência autorizou a alteração do uso de placebo pela Coronavac, já que o Butantan relatou dificuldades em recrutar voluntários. No ensaio, portanto, parte dos voluntários recebe Coronavac e parte recebe ButanVac.
O diretor do Butantan, Dimas Covas, disse à CPI da Pandemia, em maio deste ano, que a ButanVac “poderá estar disponível ainda neste ano, no último trimestre deste ano”.
Em junho, Doria anunciou que o governo de São Paulo já tinha 8 milhões de doses prontas em estoque.
Em julho, em entrevista a O Globo, Covas disse que o Butantan planejava pedir à Anvisa “no final deste ano” autorização para uso emergencial da ButanVac. Para isso, será necessário chegar à fase III do ensaio clínico, que envolve maior número de voluntários e serve para avaliar a eficácia da vacina.
A fase I do ensaio da ButanVac pretende envolver 418 voluntários e serve para avaliar a segurança e a seleção de dose.
Leia mais:
Doria antecipa calendário de vacinação mesmo sem previsão de mais doses
Vacinação de crianças: Doria cobrou urgência de pedidos que não existem
ButanVac foi desenvolvida pelo Butantan com base em tecnologia dos EUA. E daí?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)