Amigo de Flávio Bolsonaro, apoiado por Zanin e nomeado por Lula
O advogado Eduardo Filipe Alves Martins foi nomeado para uma vaga no TRF-1
O presidente Lula (PT) assinou nesta quinta-feira, 7, a nomeação de dois novos desembargadores para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1): os advogados Flavio Jardim e Eduardo Filipe Alves Martins. Segundo O Globo, Eduardo é amigo do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Amigo do filho de Jair Bolsonaro, principal rival político de Lula, Eduardo Martins é filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins e recebeu o apoio de Cristiano Zanin, advogado do petista na Lava Jato que foi nomeado para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal.
Flavio Jardim, por sua vez, tinha o apoio dos ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino, do STF.
Tanto Eduardo Martins quanto Flavio Jardim integravam uma lista tríplice entregue a Lula por desembargadores.
As nomeações foram publicadas na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 8.
O TRF-1
Localizado em Brasília, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) é considerado o tribunal de segunda instância mais importante do país por abarcar os conflitos federais no Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.
O TRF-1 também atrai interesse político por ter jurisdição sobre assuntos que envolvem diretamente decisões tomadas pela administração pública.
Eduardo Martins e a Lava Jato
Em setembro de 2020, Eduardo Martins foi envolvido em operação da Lava Jato por ter sido citado na delação premiada de Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio-RJ.
O delator atribuiu a ele e a diversos advogados o crime de tráfico de influência.
Martins foi acusado de receber 82 milhões de reais para influenciar nas decisões do STJ. A investigação, no entanto, foi anulada pela Segunda Turma do STF.
O filho do ministro do STJ sempre declarou ser inocente.
Leia também em Crusoé:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)