Aliados da Ucrânia avançam contra restrições de ataques à Rússia
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que vários países da UE iniciaram diálogos com outros aliados para suspender as restrições aos ataques de Kiev a alvos legítimos na Rússia
Segundo o portal militar “Defense Express” há novas informações sobre o míssil balístico ucraniano de produção própria. Ele tem um alcance de 600 a 700 quilômetros. Mykhailo Podolyak, assessor do chefe do Gabinete Presidencial, deu esses números em entrevista ao Novosti.Live.
Isto significa que ele capaz de atingir alvos de interesse para a Ucrânia em distâncias significativas na Federação Russa. Por exemplo, a capital russa, Moscou, e o resort de Sochi, no Mar Negro, estão ao alcance do foguete.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que vários países da UE estão também prontos para iniciar diálogos bilaterais com outros aliados para suspender as restrições aos ataques de Kiev a alvos legítimos na Rússia.
Ele escreveu isso no X, após uma reunião com os ministros das Relações Exteriores da UE em Bruxelas, na quinta-feira, 29 de agosto.
Durante a reunião, o ministro expressou o sentido de urgência para entregar o apoio militar já prometido, incluindo sistemas de defesa aérea. “Agradeço a disposição dos meus colegas em tomar as medidas necessárias para agilizar essas entregas”, escreveu Kuleba.
O ministro também agradeceu aos estados membros da UE que prometeram intensificar os seus esforços e fornecer equipamentos e recursos adicionais ao sistema energético da Ucrânia.
Borrell chama as preocupações alemãs de “ridículas”
O chefe da política externa da UE, Josep Borrell, rejeitou as preocupações da Alemanha e dos EUA sobre os ataques ucranianos a alvos russos com armas ocidentais.
É “ridículo afirmar que permitir alvos em território russo significa que estamos em guerra com Moscou”, disse Borrell numa reunião de ministros da Defesa da UE em Bruxelas, na sexta-feira, 30.
Se a Ucrânia responder a ataques provenientes do território russo, isso estará em conformidade com o direito internacional.
Leia mais: Conselho Otan-Ucrânia se reúne após ataques massivos russos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)