“Inimigo de Bolsonaro”, Moraes é eleito novo presidente do TSE
O ministro Alexandre de Moraes foi eleito hoje como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição, de caráter protocolar, ocorreu no início da sessão desta terça-feira. A posse está marcada para 16 de agosto...
O ministro Alexandre de Moraes foi eleito hoje como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição, de caráter protocolar, ocorreu no início da sessão desta terça-feira. A posse está marcada para 16 de agosto. Ele fica no cargo até junho de 2024.
Agora, o ministro Ricardo Lewandowski será o novo vice-presidente do TSE.
Moraes presidirá a Corte no período eleitoral e em meio aos ataques de Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral e o Poder Judiciário.
Nas últimas semanas, Bolsonaro intensificou as críticas em relação a atuação do magistrado e chegou a acusá-lo de descumprir um acordo feito após os atos de 7 de Setembro para pacificar o país. O ex-presidente Michel Temer (MDB), que teria mediado esse acordo, negou qualquer conversa nesse sentido.
O presidente da República também classifica Moraes como um “juiz parcial” que “inferniza o Brasil”.
A relação entre Bolsonaro e Moraes desgastou-se, principalmente, após o magistrado citar o presidente da República no inquérito dos atos antidemocráticos e por apurar as ligações de familiares do titular do Palácio do Planalto com grupos de extrema-direita.
Outro fator de tensão entre os dois são as investigações sensíveis sobre a atuação de aliados, como o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a 8 anos e 9 meses de prisão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)